Apesar de alta diária na produção de autoveículos (veículos leves, caminhões e ônibus) em novembro, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) calcula uma queda de 1,5% na produção neste ano ante 2011. Esta será a primeira queda na produção desde 2002.
Até o mês passado, a projeção era de alta de 2% neste ano. "Durante o ano todo, havia a expectativa de uma reação nas exportações. Mas os volumes foram muito pequenos, aquém do que esperávamos", disse a jornalistas o presidente da associação, Cledorvino Belini. "Começamos o ano com uma expectativa, porém, não se concretizou. Não chegou a 2% por causa das exportações", reiterou.
Conforme dados apresentados pela Anfavea nesta sexta- feira, a produção diária de autoveículos cresceu 4,21% em novembro ante outubro. No mês passado, foram produzidos 15.084 veículos por dia, enquanto em outubro foram 14.486. "Isso é um sinal positivo de que a produção está crescendo", avaliou Belini. Novembro teve 20 dias úteis contra 22 de outubro.