O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, se encontraram na Casa Branca neste domingo (9) para discussões sobre o orçamento, na primeira reunião presencial dos dois líderes desde 16 de novembro.
"Nesta tarde o presidente e Boehner se encontraram na Casa Branca para discutir os esforços para resolver o abismo fiscal", disseram os dois lados em comunicados idênticos divulgados após o encontro. Segundo o Wall Street Journal, assessores não forneceram detalhes da conversas, mas o comunicado diz que "as linhas de negociações continuam abertas".
Na sexta-feira, Obama havia se reunido com a líder dos democratas na Câmara, Nancy Pelosi, e conversou com o líder da maioria no Senado, o democrata Harry Reid. A próxima semana será extremamente importante para as negociações para evitar o abismo fiscal - uma série de cortes de gastos e aumentos de impostos automáticos programada para entrar em vigor no começo do ano que vem e que faria a economia cair em recessão - já que o Congresso normalmente entra em férias antes do Natal.
O senador republicano Richard Durbin disse neste domingo que provavelmente já é tarde para fazer mudanças significativas nos programas sociais, como parte das negociações sobre o abismo fiscal. "Eu simplesmente não acredito que nós possamos resolver isso em alguns dias antes do fim do ano", comentou ele em uma entrevista para a rede de televisão NBC. As informações são da Dow Jones.