(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumenta procura por viagens no Natal para destinos dentro e fora do país

Com preços mais baixos que no réveillon, agências e resorts comemoram movimento e oferecem pacotes


postado em 10/12/2012 00:12 / atualizado em 10/12/2012 08:01

Mussi Abuhid vai viajar com os país, Maria de Lourdes e Mussi Assad, a mulher Marcela e o filho Rafael para a Disney(foto: Beto Magalhães/EM/D.A/Press)
Mussi Abuhid vai viajar com os país, Maria de Lourdes e Mussi Assad, a mulher Marcela e o filho Rafael para a Disney (foto: Beto Magalhães/EM/D.A/Press)

Reunir a família para ver o Papai Noel chegar em hotéis no Brasil ou no exterior é um novo jeito de comemorar o Natal que está ganhando a adesão dos mineiros. As viagens no período mais festivo do ano aumentam cerca de 20% a cada 12 meses e garantem um novo mercado para hotéis e empresas de viagens. Os destinos escolhidos podem estar bem perto, em uma fazenda ou resort da vizinhança, um pouco mais distante, em Gramado, onde o Papai Noel reina no tradicional Natal Luz, nas praias do Caribe ou na companhia do Mickey Mouse.

Apesar do esfriamento da economia, a Associação Brasileira das Agências de Turismo (Abav) estima um crescimento de até 25% nesta temporada. Os preços de um pacote para o Natal podem ser até 50% menores que uma viagem para o ano-novo, se transformando em um peso a mais na decisão de variar o tradicional ponto de encontro de pais, filhos e avós.

Há 25 anos no mercado, José Carlos Vieira, proprietário da Acta Turismo, diz que a demanda do Natal se intensificou nos últimos dois anos. Até então, viajar nesta época, segundo o especialista, nunca havia sido uma tradição, especialmente em Minas, estado marcado pela religiosidade. No entanto, essa realidade vem se modificando e hoje o feriado garante público não só no Brasil mas também nos roteiros internacionais. “Há dois anos notamos uma mudança nesse comportamento. Este ano nossa demanda dobrou em relação ao ano passado. Observamos que os pacotes são vendidos para grupos grandes, de pais, tios e avós que quando fazem as contas decidem comemorar a data viajando.”

Promoções Para estimular o crescimento da nova demanda os hotéis estão criando promoções especiais para a data, inclusive com descontos que valem para as famílias. O preço da hospedagem, sem passagens, começa perto de R$ 800 por pessoa para dois dias, com refeições incluídas. O Hotel Tauá Caeté, resort localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, lançou um programa especial para atrair as famílias. “Esperamos fechar este Natal com 60% mais hóspedes que no ano passado”, aposta o gerente de Marketing Pedro de Oliveira. Segundo ele, os grupos ganham descontos progressivos a partir do terceiro apartamento reservado. O Natal no resort inclui coral, presépio vivo, ceia e chegada do Papai Noel.

Gracia ver Dolin, gerente comercial do resort Águas do Treme Lake Resort, em Inhaúma, a 83 quilômetros de Belo Horizonte, diz que o público da temporada é diferenciado. Para garantir o clima natalino o hotel investe na decoração. “Os hóspedes deixam na recepção os presentes que no dia 24 são distribuídos pelo Papai Noel”, explica Ver Dolin. O complexo espera fechar este ano com lotação completa, além dos hóspedes que serão recebidos apenas para a noite de Natal com a venda de convites individuais que custam R$ 130 por pessoa.

Este ano, o casal Mussi e Marcela Abuhid vai passar o Natal na Disney com o filho Rafael e os avós do garoto, Mussi Assad e Maria de Lourdes Assad. A viagem é o presente de aniversário para a vovó, que vai comemorar seus 80 anos no Magic Kingdon. “Gostamos de passar o Natal em família e a viagem é uma ótima oportunidade para festejar a data. Apesar de o dólar ter subido um pouco este ano, o investimento compensa ”, diz Mussi Abuhid. Ele conta que quando sua mãe foi à Disney pela última vez alguns parques ainda nem existiam. O programa de viagem da família, além do dia de Natal no parque mais famoso do planeta, inclui jogos de basquete da liga NBA e réveillon em Orlando.

Viajar para perto de casa também é uma opção. “Nos últimos quatro anos observamos um crescimento da demanda pelo Natal”, diz Rodrigo Nogueira, dono do hotel fazenda Fonte Limpa, em Santana dos Montes, na Região Central do estado, a 120 quilômetros da capital. Segundo ele, que está há 16 anos à frente do empreendimento, o esperado para este ano é uma lotação do hotel entre 70% e 80%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)