O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje em Paris que o governo brasileiro deve reduzir o imposto sobre a folha de pagamentos de toda a indústria de transformação até 2014. As declarações foram dadas em palestra a empresários franceses na abertura do seminário Brasil-França: Desafios e Oportunidades de Uma Parceria Estratégica.
Atualmente, 45 setores da economia estão contemplados com o benefício da desoneração da folha de pagamento. Para 20, o benefício foi concedido no primeiro semestre de 2012 e já está em vigor. Para os 25 restantes, passa a valer a partir de janeiro de 2013.
A desoneração da folha consiste na substituição da contribuição de 20% ao INSS por um desconto sobre o faturamento das empresas. A medida foi adotada como forma de estímulo à economia e implicará em renúncia fiscal de R$ 60 bilhões na arrecadação dos próximos quatro anos.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Pimentel disse ainda que o governo trabalha para modernizar a estrutura de impostos do Brasil. De acordo com as declarações do ministro, as alterações no sistema tributário são um dos desafios de longo prazo a serem enfrentados pelo Brasil.