Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes do Barro Preto, José Paulino Pires, para enfrentar o período de obras, a primeira aposta será em um Natal premiado. Desde 6 de novembro, a cada R$ 100 em compras os clientes recebem um cupom para participar do sorteio de um Fiat Uno zero quilômetro, uma moto e uma televisão de 42 polegadas. “Estamos pensando em um grande Natal para atrair as pessoas e vender mais”, diz. A campanha ocorre com o apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas BH), Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinho (Sincateva) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH).
No ano que vem, para driblar os possíveis reflexos das obras, Pires garante que a estratégia será parecida. “Não vamos lamentar o afastamento dos clientes nem baixar a cabeça, e sim atraí-los para nossas lojas com campanhas e eventos”, afirma. “Vamos trabalhar com os elementos que temos nas mãos e com a ideia de que as obras não terão força para impedir as vendas na nossa região”, acrescenta. Para março, abril e maio estão previstos desfiles de moda nas obras, além de outros sorteios.
Tão confiante quanto Pires está o sócio-proprietário da loja de aviamentos Ponto de Costura Antônio Carlos Costa, que está há 28 anos no Barro Preto. Segundo ele, apesar de necessária, a obra preocupa os comerciantes pelo tamanho e impacto. Mesmo assim ele garante que os lojistas estão se unindo para encarar os transtornos sem grandes perdas. “A campanha de Natal é um exemplo porque deve nos dar retorno de caixa para o período do início das obras. Depois disso vamos permanecer discutindo o assunto junto à prefeitura para que a obra seja feita em etapas, fazer campanhas e lançar ideias”, afirma. Ainda de acordo com Costa, outras datas importantes para o comércio como Dia das Mães e Dia dos Namorados já estão sendo pensadas com bastante antecedência para garantir o faturamento de 2013.
HORA DE RESPIRAR Na contramão do que o ocorre com o Barro Preto, está a Savassi que já passou pelas obras de revitalização, assistiu ao fechamento de 58 lojas e agora aposta todas as suas fichas no Natal. Segundo a presidente da Associação dos Lojistas da Savassi, Maria Auxiliadora Teixeira de Souza, ter um ano com pelo menos 10% de acréscimo das vendas é prioridade. “Precisamos aliviar o período que foi muito difícil”, afirma. Ela conta que o surgimento de pelo menos 50 novas lojas e a curiosidade dos consumidores serão fatores importantes para alavancar o comércio. “Esperamos que as pessoas venham conhecer a reforma, passear e andar pelo novo espaço”, acrescenta a presidente.
E são exatamente as novidades da Savassi que devem puxar para cima as vendas de Natal da Equipage. Segundo a diretora da loja, Joana Mourão, as vendas devem subir 12% na comparação com 2011. Passado o período de perdas o objetivo é recuperar as vendas, oferecendo produtos de linha com preços remarcados e bom atendimento. “Estamos animados porque o Natal já é uma boa data para todo o varejo e a Savassi revitalizada vai oferecer uma nova experiência de compras ao consumidor”, diz a diretora.
Ventos melhores em 2013
Com o Natal antecipado para novembro – período no qual os clientes renovam os móveis de casa para as festas de fim de ano – os lojistas da Silviano Brandão, conhecida como polo de mobiliadoras, já têm concentrado as boas expectativas no ano que vem. Segundo a coordenadora do Polo dos Móveis, Eliana Reis, embora o ano tenha sido complicado por causa das obras na Avenida Cristiano Machado, que fechou por três meses o acesso à Avenida Silviano Brandão, os lojistas se uniram e conseguiram revitalizar a avenida, que não recebeu investimentos públicos. “Para 2013, pretendemos recuperar o quadro e dobrar as vendas a partir de novas promoções, ações para melhorar a circulação da via e eventos”, adianta.
Diante de um ano difícil, no qual as empresas de diversas regiões sentiram as transformações em suas receitas, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas BH), Nadim Donato, acredita que as experiências obtidas com a revitalização da Savassi servirão para minimizar os impactos de obras futuras, como as que vão ocorrer no Barro Preto e na Avenida Paraná no ano que vem. “Infelizmente, o aprendizado negativo veio com o prejuízo dos lojistas, mas isso também teve seu lado positivo no sentido de nos posicionarmos mais perante os órgãos do governo.”
Com o ambiente propício a discussões, Donato afirma que 2013 deverá ser melhor. “A prefeitura nos ouviu nas obras da Prudente de Morais e Lourdes e optou por uma intervenção não destrutiva. O mesmo deverá ocorrer no Barro Preto, que precisa de uma revitalização maior, mas estamos preparando os lojistas para o período”, comenta o presidente do Sindilojas. “Esperamos que a Silviano Brandão, Prudente de Moraes, Savassi e o Centro sejam beneficiadas com um ano melhor”, completa. Para 2013, a expectativa do Sindilojas é de que o setor cresça 15%. (CM)