Em um dia de forte volatilidade na bolsa brasileira, o Ibovespa voltou a fechar em queda, após chegar a subir 0,83% no pregão desta quinta-feira ancorados nos dados positivos da agenda econômica dos EUA. Desta forma, o benchmark da bolsa registrou queda de 0,26%, aos 59.316 pontos. O giro financeiro foi de R$ 7,42 bilhões. O dólar comercial fechou em alta de 0,41% e terminando a R$ 2,0838 na venda.
O índice virou para o negativo após a agência de classificação de risco Standard & Poor's revisar a perspectiva de rating para o Reino Unido para negativa. De acordo com a agência, o Reino Unido pode perder o seu status de "triple A" dentro de dois anos, em um cenário que aponta para deterioração fiscal pior do que esperada.
"Nós acreditamos que isso possa ocorrer em particular como resultado de uma recuperação econômica atrasada e lenta", avalia a S&P. Este rebaixamento indica que há uma chance em três do Reino Unido seja rebaixado nos próximos dois anos caso as performances econômica e fiscal sejam abaixo das expectativas da agência.
Com InfoMoney