A 13 dias do Natal, os consumidores que quiserem comprar presentes de grifes a preços promocionais, mas não estão dispostos a torrar todo o dinheiro extra recebido no fim do ano, não precisam se desesperar. A temporada de bazares organizados em Belo Horizonte ainda oferece diversas opções. Artigos para casa, roupas, acessórios, móveis, objetos de arte e design podem ser comprados em pechinchas oferecidas em bairros como Santa Tereza e regiões tipicamente comerciais, a exemplo da Savassi. Os objetivos à venda vão de R$ 10 a R$ 850, conforme a peça. Para aproveitar a oportunidade, é preciso ficar atento aos endereços, datas e aos horários de funcionamento dos bazares.
Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) mostra que o preço continua sendo o principal critério de escolha de presente para os consumidores. Segundo o levantamento, 65% das pessoas que vão às compras motivadas pelo Natal buscam os produtos com preços mais atrativos. O que mais chama a atenção na hora das compras são as promoções, que levam 42,71% dos consumidores entrevistados às lojas, e preços atrativos, que empurram 23,08% para o consumo. Preço é primordial para 65% dos consumidores.
Na Ave Maria, marca de roupas femininas do Bairro São Pedro, que promove bazares natalinos há 10 anos, a expectativa é de aumento de 20% nas vendas a preços promocionais em comparação com o Natal de 2011. Segundo Antônio Carlos de Lima, gerente da empresa, o bom resultado reflete preços menores este ano e oferta maior de peças. “O bazar é bom para desovar mercadorias que são peças únicas ou têm leves defeitos”, afirma.