As ações da Gradiente registram forte alta de 7,89%, aos R$ 10,26, após a empresa anunciar o início das vendas da nova linha de smartphones nesta terça-feira. A marca Gradiente lançou celulares com a denominação de Família Iphone, curiosamente o mesmo nome do smartphone desenvolvido pela Apple.
O primeiro modelo dessa linha de aparelhos da Gradiente chama Neo One. A empresa explica que pode comercializar os aparelhos com a marca Iphone porque a IGB Eletrônica, sucessora da Gradiente SA, é detentora exclusiva dos direitos de registros da marca no Brasil.
Segundo a nota, em 2000, a Gradiente visualizou que haveria uma revolução tecnológica no mundo dos celulares, com a convergência da transmissão e recepção de voz e de dados, por meio da internet móvel. E neste mesmo ano, a companhia entrou com pedido de registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), mas ele só foi aprovado em 2008, quando obteve os direitos exclusivos de produção e comercialização até 2018.
"A Gradiente não utilizou a marca Iphone até o momento porque sua prioridade foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios", explica a empresa, em comunicado assinado pelo próprio Eugênio Staub, presidente do conselho de administração e da diretoria.
O presidente demonstra confiança de que haverá uma grande aceitação da família Iphone pelos consumidores e diz que irá adotar todas as medidas utilizadas ao redor do mundo para preservar os direitos de propriedade intelectual no país.
Com InfoMoney e agências