A mineradora brasileira Vale, que tem sua sede europeia em St-Prex, oeste da Suíça, aceitou pagar 212 milhões de francos suíços (182 milhões de euros) em impostos atrasados, após um acordo com as autoridades suíças.
A empresa afirma em um comunicado que deseja resolver de "forma construtiva" o litígio fiscal, provocado por uma "divergência de interpretação". O pagamento dos 212 milhões de francos suíços acontecerá de maneira progressiva entre 2013 e 2015.
O acordo foi anunciado depois da Vale International ter esgotado todas as possibilidades de recurso contra o reajuste fiscal. A justiça suíça exigia que a Vale International, maior produtor mundial de ferro, pagasse 212 milhões de francos suíços por atrasos de impostos no período 2006-2009.
O fisco suíço considerava que o grupo, instalado desde 2006 no cantão de de Vaud, só podia ser beneficiado por uma isenção de 60% do imposto federal direto, e não de 80%. A empresa brasileira, que em 2011 registrou um lucro líquido recorde em alta de 32,6%, a 22,9 bilhões de dólares, transferiu há seis anos a sede europeia de Bruxelas para St-Prex, às margens do lago Leman. Desta cidade, administra suas operações no Oriente Médio, África e Europa. A Vale tem 115.000 trabalhadores. A empresa é cotada nas Bolsas de São Paulo, Nova York, Paris e Madri.