A Petrobras divulgou nota na noite de hoje informando a descoberta de petróleo no poço Guando SW 1, na bacia do vale superior de Magdalena, em Tolima, na Colômbia.
Segundo a nota, a Subsidiária Petrobras Colômbia comprovou a existência de petróleo no Poço Guando SW 1, a uma profundidade final de 1.576 metros. Os testes realizados comprovaram a existência de petróleo com cerca de 23,9º API e taxas iniciais de produção de 500 barris de petróleo por dia.
O grau API (º API) é uma escala hidrométrica criada pelo American Petroleum Institute (API) e utilizada para medir a densidade relativa de óleos e derivados, como é o caso do petróleo. Quanto maior o grau API, maior o valor do produto no mercado. Petróleo com grau API de 22 a 30 são considerados médios.
Os trabalhos realizados em Guando SW 1 correspondem à retomada da exploração do Bloco Boquerón, já em produção, no qual a Petrobras é a operadora. No mesmo bloco, a Petrobras desenvolveu há 12 anos o Campo Guando, uma das maiores descobertas de petróleo na Colômbia dos últimos 15 anos.
Os testes de longa duração (TLD) foram iniciados pela companhia em 27 de outubro e terão seguimento com o objetivo de avaliar o potencial da descoberta. A Petrobras iniciou suas atividades na Colômbia em 1972, com um projeto exploratório que marcou o início da atuação internacional da empresa.
Atualmente, a estatal atua no segmento de exploração e produção na Colômbia em seis campos de produção, em quatro dos quais como operadora, e em 14 blocos exploratórios, seis deles no offshore (no mar). A empresa brasileira trabalha também no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis.