Embora a tarifa básica teto para os pedágios da BR-040 tenha um valor de referência de R$ 3,34257 fixada em 2007, esse patamar mínimo será maior no leilão marcado para 30 de janeiro de 2013, pois o cálculo será corrigido até o fim do próximo mês. Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano a correção resultava em uma tarifa teto de R$ 4,34980. Segundo dados adicionais divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta sexta-feira, também com base em valores de janeiro de 2012, a receita de pedágio estimada para o vencedor da BR-040 era de R$ 16,291 bilhões ao longo dos 25 anos de concessão. Os investimentos previstos na estrada estavam em R$ 6,676 bilhões e os custos operacionais eram de R$ 2,553 bilhões.
As receitas de pedágio para a BR-116 foram estimadas em janeiro deste ano em R$ 13,427 bilhões. Os investimentos necessários foram calculados em R$ 5,038 bilhões e os custos operacionais, em R$ 2,314 bilhões. Ambas as rodovias devem ter uma taxa interna de retorno de 5,5% ao ano.
Garantia
A garantia de cumprimento da proposta das rodovias BR-040 e BR-116, presente nos editais divulgados nesta sexta-feira pela ANTT, tem valor mínimo de R$ 80 milhões. O prazo é de pelo menos 1 ano a partir da data para o recebimento dos envelopes.
O valor estimado do contrato da BR-116 é de R$ 10,318 bilhões e o da BR-040, de R$ 12,516 bilhões (ambos a preços de 2007). Serão concedidos à iniciativa privada um trecho de 816,7 quilômetros da BR-116 e 936,8 quilômetros da 040. O prazo de concessão é de 25 anos.