O setor de TV por assinatura registrou 266,8 mil novos clientes em novembro, chegando ao total de 15,9 milhões de domicílios com o serviço no país. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (21) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o crescimento representa uma evolução de 1,7% em relação ao mês anterior e 28,3% em relação a novembro do ano passado.
Considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura são distribuídos para cerca de 52,7 milhões de brasileiros e estão presentes em quase 27% dos domicílios do país.
Apesar do crescimento do setor nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Sudeste ainda lidera o indicador, com a presença do serviço de TV paga em 38,2% dos domicílios.
A participação do serviço prestado via satélite atingiu 60,4% da base de assinantes no mês passado, e a do serviço a cabo alcançou 38,7% dos assinantes. A operadora Net lidera o mercado, com 52,7% de participação, seguida pela Sky, com 31,1%. A Oi tem 4,4%, a Telefônica 3,8% e a GVT 2,6%.