A intenção de investir dos empresários da indústria de materiais de construção no curto prazo caiu em dezembro, de acordo com pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Entre os empresários consultados pela sondagem, 74% disseram que pretendem investir nos próximos 12 meses. O resultado ficou abaixo dos 76% registrados em novembro, mas acima dos 68% no mesmo mês de 2011.
O otimismo dos empresários em relação às ações do governo para o desenvolvimento do setor nos próximos 12 meses também caiu, chegando a 36% em dezembro ante 43% em novembro e 44% no mesmo período do ano passado.
O nível de utilização da capacidade instalada da indústria baixou de 83% em novembro para 82% em dezembro. O resultado também está abaixo dos 85% verificados em dezembro de 2011.
Em relação ao desempenho das vendas no mercado interno, 62% dos empresários consideram os resultados de dezembro bons ou muito bons; 33% regulares e 5% ruins. Para janeiro, a expectativa de 54% são de vendas boas ou muito boas, 36% regulares, e 11% ruins ou muito ruins.