O ano novo está batendo à porta. Para muitos, o número 13 representa azar. Já para outros é o símbolo da sorte, do equilíbrio, como acredita a diretora comercial da operadora de planos de saúde Amil, Letícia Madeira. “No horóscopo chinês, é o ano da serpente, com grandes oportunidades para equilibrar a razão e emoção”, afirma Letícia. Ela costuma seguir algumas superstições para virar o ano com o pé direito. A primeira delas é estar sempre vestida de branco. “É a soma de todas as cores. É como se estivesse de coração aberto para receber, passar energia e um pedido de muita proteção para o futuro”, afirma.
Na ceia de virada de ano ela costuma não comer aves. “As aves ciscam andando para frente e para trás e, diz a lenda, é bom evitá-las na ceia do réveillon”, observa. Mas abusa da lentilha, que, na sua avaliação, é o símbolo de prosperidade. Todos os anos, Letícia anota em um caderno metas de equilíbrio para o próximo ano. “O momento é propício para essas reflexões. Coloco metas pessoais e profissionais”, diz. E a executiva sempre escolhe praia para passar a virada de ano. Vai se despedir de 2012 em Punta del Este, no Uruguai.
O número três sempre perseguiu o empresário Fernando Júnior, que tem hoje 10 casas no ramo de alimentação em Belo Horizonte, como a churrascaria Porcão, o Na Mata Café, a franquia Kone Store, o Iogurte Yoggi e o Pão.com. “Tenho grande simpatia pelo número três. Para jogar, brincar, sempre usei o três. Ele me persegue. Até meu despertador é colocado sempre com o número três: 9:03. Ele começou a carreira em 2003, quando abriu o Porcão. “E agora o restaurante vai fazer 10 anos”, diz. Ele costuma passar a virada do ano vestido de branco, com roupas novas da cabeça aos pés. “É como se fosse renascer, com experiências novas”, diz. O empresário estará em Miami (EUA) no réveillon, com a família.
SATURNO O astrólogo João Bidu acredita que, sob a influência de Saturno, o planeta regente de 2013, deve-se esperar um ano de muito trabalho, mas também de conquistas sólidas e duradouras. A astróloga Dulce Campolina atua há 26 anos na área profissional. Ela afirma que o planeta que rege 2013, Saturno, sugere muita cautela. “As pessoas vão pensar bem antes de fazer qualquer negócio. Vão estar mais cuidadosas, mais realistas”, observa Dulce.
A astróloga é especialista em orientação empresarial e conta que cerca de 70% dos seus clientes são homens que buscam consultoria sobre sociedade, investimentos e o momento ideal para abrir a empresa. “Os homens são mais objetivos e lógicos. Não há nada de mágico”, diz. Ela conta que ainda há uma certa resistência masculina em assumir as fragilidades na vida afetiva. “Mesmo que o problema seja afetivo, eles primeiro abordam a vida profissional”, diz.
Dulce ressalta que é importante analisar as luas antes de tomar decisões nos negócios. Se o período for de lua minguante, por exemplo, ela aconselha a não dar nenhum pontapé inicial, pois o negócio tende a ser malsucedido. “Ou pode acontecer de não desenvolver na velocidade desejada pela pessoa”, diz.
FAMÍLIA A empresária Patrícia Costa Xavier, dona da Cozinhas Cook, do grupo Suggar, acredita que não há presente melhor do que passar a virada do ano com a família. Este ano ela vai para Escarpas do Lago e comemora a chegada de um novo integrante ao grupo no próximo ano: seu sétimo neto. “Nos últimos dois anos eu perdi duas irmãs, que morreram no mesmo dia. Para recarregar as energias, vou passar com os meus filhos. Quero começar o ano junto com as pessoas que mais amo”, afirma Patrícia.
Ela vai se vestir de branco, com a roupa nova que ganhou de presente no Natal. Patrícia vai estrear também uma aliança de esmeraldas que ganhou do marido, o empresário Lúcio Costa. A ceia vai ser tradicional, com pernil, frutas, castanhas e massa. “Eu estou muito alegre, tenho muita fé. Acredito muito no destino”, diz.
Nos negócios, ela está otimista com relação a 2013. “Fiquei surpresa com as nossas vendas do final do ano. Tem muita gente que comprou eletrodomésticos no Natal e produtos para driblar o calor, como ventiladores, umidificadores e aparelhos de ar-condicionado. Houve dias em que chegamos a vender 200 umidificadores e o estoque acabou”, diz. Para ela, na virada do ano vale de tudo para entrar com o pé direito, em busca de paz, harmonia e prosperidade.