Reavendo parte dos fortes ganhos das duas primeiras sessões do ano, o Ibovespa encerrou esta sexta-feira em queda. O índice registrou baixa de 1,25%, aos 62.523 pontos, tendo como principal referência o Relatório de Emprego nos EUA. Entretanto, apesar da queda neste pregão, o benchmark da bolsa encerrou a primeira semana de 2013 com ganhos de 2,58%, em boa parte devido à chegada a um acordo para evitar o "fiscal cliff" nos EUA. Esta foi a maior alta semanal desde os pregões dos 19 a 23 de novembro, quando o benchmark teve alta de 3,92%. O giro financeiro foi de R$ 9,78 bilhões.
Deste a sua abertura, o índice já registrava queda, que se manteve após a divulgação do Relatório de Emprego norte-americano, que não teve grandes novidades. O Departamento do Trabalho norte-americano revelou uma taxa de desemprego de 7,8% em dezembro - estável sobre o mês anterior, já que o dado original de 7,7% foi revisado -, enquanto a criação de vagas ficou em 155 mil no mês, um pouco acima das projeções compiladas pelo portal norte-americano Briefing.com.
O dólar fechou praticamente estável ante o real nesta sexta, com o mercado mostrando cautela diante das dúvidas sobre a continuidade do mais recente programa de estímulo do banco central dos Estados Unidos. Por outro lado, o mercado começa a ver uma maior entrada de divisa estrangeira no país neste início de ano, depois do período de maior escassez visto no final de 2012. A moeda norte-americana terminou o dia em alta de 0,03%, a R$ 2,0358 na venda.
Com InfoMoney