A Prefeitura de Belo Horizonte abriu edital para o concurso que abre vagas para os cargos públicos efetivos de auxiliar de biblioteca, auxiliar de secretaria, professor para a educação infantil e professor municipal de inglês. O objetivo do concurso é criar uma reserva técnica para preencher vagas que possam surgir dentro do prazo de validade do concurso, que é de dois anos. A data da aplicação das provas ainda não foi definida.
Os interessados em participar do concurso deverão fazer as inscrições exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br. O período para a realização do cadastro no processo seletivo é das 10h do dia 4 de março, às 19h do dia 2 de abril deste ano. O boleto com a taxa de inscrição, que varia de R$ 45 a R$ 70, também poderá ser encontrado neste site. Mais informações sobre o edital podem ser encontradas no link https://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1093141.
O concurso público será realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) em todas as suas fases. Para os cargos de professores de educação infantil e de Inglês o processo seletivo constará de três etapas, sendo elas as provas objetiva de múltipla escolha, redação e títulos. Para os cargos de auxiliares de biblioteca e de secretaria, o processo seletivo contará com duas etapas, contendo provas objetivas de múltipla escolha e de redação.
Até a data de homologação do concurso, as publicações e divulgações serão feitas no Diário Oficial do Município (DOM), que pode ser acessado pelo site www.pbh.gov.br/dom e no endereço eletrônico da Fundep. A PBH também disponibilizará ao candidato, após a data de homologação, atendimento telefônico por meio da Central de Atendimento Telefônico da Prefeitura pelo telefone 156 para a capital mineira ou pelo telefone (31) 3429-0405 para as demais localidades.
Critérios de avaliação
Somente será considerado aprovado e classificado no concurso para os cargos de auxiliar de biblioteca e de secretaria o candidato que obtiver o mínimo de 60% dos pontos distribuídos no conjunto de conteúdos da prova objetiva e não zerar nenhuma das questões de um conteúdo específico, além de obter o mínimo de 60% dos pontos atribuídos à prova de redação.
Para os cargos de professor para a educação infantil e professor municipal de Inglês, o candidato deverá obter o mínimo de 60% dos pontos distribuídos em toda a prova objetiva e na prova de redação, além de estar no limite estabelecido para a redação. Além disso, o candidato não poderá obter menos de 50% em cada um dos conteúdos da prova objetiva.