A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) assinou com o Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), um contrato de financiamento, no valor de 10 milhões de euros, para a implantação das usinas solares fotovoltaicas nas arenas desportivas que tenham relação com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo Fifa.
O contrato, assinado em Frankfurt, na Alemanha, por Luiz Fernando Rolla, diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig, e Norbert Kloppenburg, diretor do Banco KfW, inclui recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). Além disso, a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) apoiará a Cemig na comercialização da eletricidade solar e na capacitação de pessoal técnico.
O objetivo principal do Projeto Minas Solar 2014, que está sendo implementado pela Cemig, é instalar usinas solares fotovoltaicas nas coberturas de edificações que tenham relação com a Copa das Confederações, em 2013, e com a Copa do Mundo, em 2014. Entre as arenas beneficiadas, estão o Estádio Magalhães Pinto (Mineirão) e o Ginásio Felipe Hanriot Drumond (Mineirinho), em Belo Horizonte. O projeto visa também promover a eficiência energética nos estádios mineiros. Outra edificação que poderá receber uma usina solar fotovoltaica é o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A iniciativa de se instalar uma central geradora de energia a partir dos raios do sol no Mineirão e no Mineirinho foi inspirada nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suíça.
Obras já começaram
A Usina Solar Fotovoltaica (USF) Mineirão terá uma potência de 1,42 MWp, instalada em cerca de 6.000 módulos fotovoltaicos, sendo que toda a energia gerada será injetada na rede de distribuição da Cemig. O empreendimento está a cargo da empresa portuguesa Martifer Solar S.A., que venceu a concorrência internacional. Já a implantação da USF Mineirinho, que terá uma potência de 1,1 MWp, deverá ser licitada em março de 2013.
No Mineirão, a usina começou a ser montada em dezembro de 2012, com os trabalhos de preparação e impermeabilização da cobertura para a montagem das estruturas metálicas de suporte das placas fotovoltaicas. A montagem das placas fotovoltaicas está prevista para terminar no final de janeiro de 2013. Ao final, espera-se que o Mineirão seja reconhecido como uma edificação sustentável e obtenha a certificação de Green Building, contribuindo para a consolidação da imagem da Cemig como empresa sustentável e ambientalmente correta.
Com Agência Minas