Informações divulgadas on-line que ecoaram na terça-feira a partir dos Estados Unidos alimentavam as especulações de que a Apple está adaptando uma versão de baixo preço de seu popular iPhone destinada à China e a outros mercados emergentes.
O site especializado em notícias sobre ofertas da indústria informática DigiTimes.com citou fontes não identificadas dizendo que um modelo do iPhone fabricado com partes mais baratas será lançado no segundo semestre deste ano.
O rumor foi confirmado posteriormente pelo Wall Street Journal, que baseou suas informações em pessoas com conhecimento do assunto.
Tal medida seria uma mudança drástica no estilo da Apple de elaboração de produtos de alta qualidade, vendidos em uma faixa de preço elevada, que evita que a empresa trave uma guerra de preços com seus rivais.
A Apple vê um grande potencial na China, e apresentar um iPhone mais acessível pode ser uma medida necessária para evitar a concorrência dos smartphones mais baratos apoiados pelo software Android, de sua arquirrival Google.