Os preços dos contratos futuros de petróleo tiveram leve alta nesta sexta-feira em Nova York com os investidores consolidando posições antes do feriado de segunda-feira nos Estados Unidos e pela perspectiva de um crescimento da demanda de petróleo no mundo.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro subiu sete centavos a 95,56 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), no final de uma semana de alta para o petróleo, que chegou a superar na quinta-feira os 96 dólares durante as transações.
Os investidores consolidaram suas posições nesta sexta-feira, antes do feriadão em homenagem a Martin Luther King nos EUA, destacou Tim Evans, de Citi. Os mercados do país estarão fechados na segunda-feira, um dia marcado pelas festividades do início do segundo mandato do presidente Barack Obama.
Boas notícias econômicas na China e nos EUA também impulsionaram o mercado. Além disso, a Agência Internacional de Energia (AIE) aumentou nesta sexta-feira sua previsão para a demanda mundial de petróleo em 2013, estimando-a em 90,8 milhões de barris por dia (MBD), 240.000 barris a mais que em dezembro.
O mercado foi sustentado ainda pela "crise dos reféns na Argélia e o temor de que, em um futuro próximo, a oferta de petróleo do país seja afetada por mais violência", destacou o analista independente Andy Lipow.