Os preços dos contratos futuros de petróleo subiram nesta terça-feira em meio a sinais de um crescimento econômico mais forte na Europa e novas medidas de estímulo econômico anunciadas pelo banco central japonês. O preço do barril de "light sweet crude", negociado no West Texas Intermediate subiu 68 centavos a US$96,24.
O barril de Brent, negociado em Londres, fechou 71 centavos mais caro, a US$112,42. Uma pesquisa publicada nesta terça-feira mostrou que o sentimento do investidor alemão atingiu seu nível mais alto desde o começo da crise da dívida europeia em 2010, diante de uma melhor perspectiva para a principal economia do continente.
O mercado de petróleo também "aproveitou o apetite pelo risco dos operadores", destacou David Bouckhout da TD Securities. O analista explicou que esta tendência foi impulsionada pelo anúncio do banco central do Japão de adotar um programa de estímulo. "Esta ação é comparável à do Federal Reserve (banco central norte-americano), com um programa ilimitado de recompra de ativos", acrescentou.
A cotação do petróleo norte-americano também foi ajudada por um alívio dos temores sobre a zona euro, com a confirmação dos ministros das Finanças da região, da entrega de uma parcela de ajuda para a Grécia, afirmou Bouckhout. Após uma reunião em Bruxelas realizada na segunda-feira, o Eurogrupo comemorou os avanços realizados até agora por Atenas e confirmou que desbloqueará uma parcela de ajuda de 9,2 bilhões de euros antes do final do mês.