O Coletivo Coca-Cola está com inscrições abertas para o ciclo de capacitação profissional em mais de 130 comunidades em todo o Brasil. Os jovens interessados podem se inscrever, de 28 de janeiro a 25 de fevereiro, diretamente na unidade de interesse no www.coletivococacola.com.br/onde.html. Para isso, é preciso ter entre 15 e 25 anos e ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Ao todo, são cerca de 15.600 vagas disponíveis em 12 Estados e no Distrito Federal.
Em Minas Gerais, participam do programa entidades de Belo Horizonte, Betim e Ribeirão das Neves: GAC (Grupos de Amigos da Criança), Cruz de Malta, Salão do Encontro, GDECOM (Grupo de Desenvolvimento Comunitário), Creche Casa do Sol, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Obra Kolping de Minas Gerais e Centro Comunitário da Vila Sumaré (ver quadro abaixo). No Estado, o programa é conduzido pela Coca-Cola FEMSA Brasil e tem como objetivo dar continuidade às ações realizadas pela empresa em comunidades de baixa renda e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país.
O principal curso oferecido é o “Coletivo Varejo”, que capacita jovens para o primeiro emprego na área de varejo e encaminha para o mercado de trabalho formal. As aulas, teóricas, lúdicas e práticas, são realizadas duas vezes por semana, por duas horas, e utilizam ainda um jogo que simula as atividades de um mercado varejista. Além de Belo Horizonte, vão receber o projeto as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Uberlândia, Recife, Salvador, Maceió, Manaus, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba. As aulas têm duração de dois meses e começam no dia 25 de fevereiro.
O Coletivo oferece ainda, em unidades específicas, o curso de Logística e Produção e curso de Empreendedorismo.