As vendas do setor varejista aumentaram 7,3% em 2012 na comparação com 2011, apontam dados da Boa Vista Serviços, que divulgou nesta terça-feira o indicador do Movimento do Comércio. Apesar da alta anual, o último mês do ano registrou queda de 0 2% na movimentação do varejo na comparação com novembro.
Ao analisar os dados, o setor técnico da Boa Vista avaliou que o aumento no salário mínimo no primeiro trimestre do ano passado somado às medidas de incentivo ao crédito no segundo trimestre de 2012 garantiram a expansão nos doze meses de 2012.
"O primeiro trimestre de 2012 apresentou forte expansão nas vendas do varejo, esse comportamento foi sustentado por dois eventos. O primeiro deles foi a alta de 14% do salário mínimo que ocorreu em janeiro de 2012. O segundo foi o pacote de medidas de incentivos à tomada de crédito adotada pelo governo", indica a pesquisa.
Entre os setores analisados, Supermercados, alimentos e bebidas representaram o maior crescimento do ano, com variação positiva de 9,3%. Já o setor de Móveis e Eletrodomésticos registrou desempenho acumulado 5,8% superior quando comparado ao ano anterior. Combustíveis e Lubrificantes teve crescimento de 6,6%. Por fim, o indicador de movimento do varejo para o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados apresentou a variação mais modesta, com elevação de 3,0%.