As vendas dos shopping centers do País devem atingir R$ 133,8 bilhões este ano, uma alta de 12% em relação a 2012, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgada nesta quinta-feira. Se confirmada a projeção o crescimento será maior do que os 10,65% no ano passado.
Na avaliação de Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce, a expansão se baseia principalmente na perspectiva de líderes da indústria de shoppings, que têm fortes planos de crescimento. Veiga também acredita que crescerá o número de frequentadores. "Mudam os hábitos e, com essas mudanças, vêm novas conclusões de mercado. As pessoas querem estar próximas de shoppings, e com a chegada de novos empreendimentos, teremos mais consumidores", declarou o executivo em entrevista a jornalistas.
A associação estimou que até 2014 o total de empreendimentos em operação no País chegue a 526, com a abertura de 46 unidades neste ano e 23 no ano que vem. Em 2012, foram inaugurados 27 empreendimentos, recorde do setor.