O governo holandês nacionalizou nesta sexta-feira, por 3,7 bilhões de euros, o grupo bancário e de seguros SNS Reaal, que passa por graves dificuldades financeiras, anunciou o ministro das Finanças, Jeroen Dijsselbloem.
"Hoje, o SNS Reaal passou completamente ao Estado holandês. O SNS Reaal foi nacionalizado", declarou Dijsselbloem durante uma entrevista coletiva, ao fim do prazo concedido pelo Banco Central holandês (DNB) para encontrar uma solução ao quarto maior banco do país.
"O limite fixado pelo DNB expirou durante a noite, sem que uma solução fosse encontrada", completou Dijsselbloem. "Era necessário reagir imediatamente, a situação era perigosa para a estabilidade financeira".
"Cheguei à conclusão de que a nacionalização era inevitável", completou o ministro das Finanças, que também é presidente do Eurogrupo. Dijsselbloem recordou que a difícil situação do banco é motivada pelos problemas na área imobiliária. O ministro destacou que o dinheiro depositado no SNS Reaal não corre perigo.