Corredores e sala de embarque lotados e desinformação por parte da companhia aérea TAM deixaram passageiros impacientes na noite desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Havia quem aguardava embarque desde o fim da tarde e depois de quase seis horas de espera ainda não tinha previsão de quando o voo partiria. No fim da noite a Infraero informava que apenas três dos voos previstos para o período tinham atraso superior a uma hora, todos da TAM. A assessoria de imprensa da companhia desconhecia a situação. No aeroporto, os funcionários da companhia justificavam os atrasos afirmando que houve pane em várias aeronaves.
A repórter procurou por funcionários da Infraero no saguão, mas não localizou nenhum que pudesse esclarecer os atrasos. Os próprios funcionários da TAM pareciam não saber o que responder aos passageiros. “Primeiro disseram que houve pane em um avião que sairia de Porto Seguro. Depois disseram que a aeronave já estava a caminho. Em seguida, falaram que houve mais uma pane”, relata.
No mesmo voo 3381 havia passageiros que deveriam pegar conexão para outros países, como França e Estados Unidos, mas devido ao atraso perderiam o voo. “A TAM disse que iria garantir o embarque de todos”, destacou Rigueira.
Os passageiros do voo 3381 só embarcaram às 22h50. Dentro da aeronave, a justifica para o atraso foi pane em aeronaves da companhia. “Eles se adiantaram em afirmar que não havia overbooking. Disseram que houve pane em vários aviões e que o atraso visava garantir a segurança dos voos”, diz Marina Rigueira. A repórter também destacou que centenas de passageiros de outros voos permaneceram lotando saguão e sala de embarque do aeroporto. Contatada pela reportagem, a assessoria de imprensa da TAM disse desconhecer qualquer situação atípica em voos da companhia nesta noite.