A produção industrial registou queda de 2,4% na zona do euro (nos 17 países que adotam a moeda única) e de 2,3% na União Europeia (que reúne 27 países) em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo o Instituto de Estatísticas do bloco, Eurostat. Em novembro, o indicador havia caído 0,7% na zona euro e 0,6% na União Europeia.
Em relação a dezembro de 2011, as principais quedas foram registradas na Espanha (-6,9%), na Itália (-6,6%) e na República Checa (-5,8%), enquanto as maiores altas ocorreram na Letônia (10,7%), em Malta (10,3) e na Lituânia (9,1%).
Os maiores crescimentos de novembro para dezembro foram registrados na Irlanda (8,5%), na Letônia e na Eslovênia (2,7% em ambos os países), enquanto a Eslováquia (-4,4%) e a Dinamarca (-2,3%) registaram as quedas mais acentuadas.
A União Europeia foi atingida de maneira intensa pela crise econômica internacional, principalmente na região da zona do euro. Países como a Grécia, a Espanha, Portugal e a Itália enfrentam pressões para aprovar medidas de contenção, que não contam com o apoio de parte da população.