As vendas do comércio varejista restrito encerraram 2012 com alta de 8,4%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira. O resultado ficou dentro do intervalo previsto por instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, de 8,30% a 8,80%, e abaixo da mediana, de 8,60%.
Em dezembro do ano passado ante novembro, as vendas no conceito restrito caíram 0,5%, na série com ajuste sazonal. O resultado veio abaixo do piso do intervalo das estimativas, que eram de alta de 0,20% a 1,50%, com mediana de 0,80%.
Na comparação com dezembro de 2011, as vendas do varejo restrito tiveram alta de 5,0% em dezembro de 2012. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 6,00% a 8,20%, com mediana de 7,15%.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,30% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam uma alta de 0,20% a 4,60%, e abaixo da mediana de 2,50%.
Na comparação com dezembro de 2011, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 5,0% em dezembro de 2012. Nessa comparação, as projeções variavam de uma expansão de 3,10% e 10,60%, com mediana de 7,25%. Em 2012, as vendas do comércio varejista ampliado acumularam uma alta de 8,0%. Nesse tipo de comparação, as previsões iam de alta de 7,80% a 9,00%, com mediana de 8,20%.
Média móvel
A queda de 0,5% nas vendas do comércio varejista em dezembro ante novembro de 2012, o primeiro resultado negativo após seis meses consecutivos de crescimento, fez a média móvel trimestral do setor ficar em 0,2% em dezembro, segundo a pesquisa do IBGE. Em novembro, a média móvel das vendas no varejo foi de 0,4%.