O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha caiu 0,8% no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre e recuou 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, uma queda um pouco maior do que a estimada anteriormente, afirmou o Instituto Nacional de Estatística, ou INE, nesta quinta-feira em sua leitura final anual do PIB.
Em sua primeira estimativa, divulgada no mês passado, o INE tinha dito que o PIB contraiu 0,7% nos três últimos meses de 2012 ante o terceiro trimestre e 1,8% na comparação anual. No entanto, o INE manteve seu cálculo para o ano inteiro inalterado: queda de 1,4% em 2012 ante 2011.
Em sua primeira revisão da atividade econômica do primeiro trimestre, o Banco de Espanha disse na quarta-feira que a recessão pode continuar enquanto a demanda interna, construção e investimentos continuarem fracos.
Inflação
Em uma estimativa preliminar, o Instituto Nacional de Estatística, ou INE, informou em um comunicado nesta quinta-feira que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) harmonizado aos padrões da União Europeia subiu 2,8% em fevereiro ante o mesmo mês de 2012, igual a taxa anual de janeiro. De acordo com a metodologia própria da Espanha, o CPI aumentou 2,7% em fevereiro ante o mês igual do ano anterior, também a mesma taxa anual de janeiro.
O INE irá fornecer uma estimativa de inflação para fevereiro com mais detalhes em meados de março. O Banco Central Europeu pretende manter uma taxa de inflação média em toda a zona de moeda única perto de 2%.