As empresas devem entregar até esta quinta-feira a seus funcionários o comprovante de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda 2013 referente ao ano-base 2012. O funcionário que não receber o documento deve procurar o setor responsável na empresa. O prazo para o envio da declaração começa na sexta-feira e termina em 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é de que as declarações deste ano superem os 26 milhões, contra 25,24 milhões do ano passado.
Quem entregar a declaração do Imposto de Renda fora do prazo estará sujeito a uma multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo de 20% do tributo. O saldo do IR poderá ser pago em até 8 parcelas, sendo que nenhuma deve ser inferior a R$ 50. A primeira quota vence dia 30 de abril.
Nota Fiscal Paulista
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo também disponibilizou em seu site o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte, documento que traz os valores totais relativos aos resgates de créditos e prêmios dos sorteios recebidos pelos consumidores em 2012. A Secretaria informa que os consumidores que resgataram créditos e ganharam prêmios no programa Nota Fiscal Paulista não terão de pagar imposto de renda sobre esses valores.