O Brasil terminou o mês de janeiro com 16.501.150 assinaturas da TV paga. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês passado, foram registradas 312.193 adições líquidas, o que representou um crescimento de 1,93% na base de 16.188.957 assinantes no final de dezembro.
De acordo com a Anatel, considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, conforme critério do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura atingem aproximadamente 53 milhões de brasileiros e estão presentes em mais de 27,6% dos domicílios do País. A região Sudeste lidera na densidade, com a presença desses serviços em 39,1% dos domicílios.
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) alcançou parcela de 61,3% da base e a dos serviços a cabo obteve 37,9% das assinaturas. Em janeiro de 2013, o DTH, com a adição de 272,9 mil assinantes, cresceu 2,07%. O serviço via cabo registrou o acréscimo de 48,4 mil novas assinaturas, ou seja, crescimento de 0,78% em janeiro. As prestadoras do serviço em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS), por sua vez, perderam 9 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de mais de 4,34% de sua base.
Na divisão de mercado, o grupo NET/Embratel fechou janeiro na liderança, com 8.638.984 assinaturas. Em segundo lugar ficou o grupo SKY/Directv, com 5.144.946 assinaturas. A terceira posição foi ocupada pela Oi, com 792.107 assinaturas.