Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta segunda-feira em Nova York, em um mercado preocupado com a demanda a nível mundial e prudente em uma semana com a divulgação de muitos indicadores na Europa e nos Estados Unidos.
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com entrega em abril fechou a 110,09 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), com uma queda de 31 centavos em relação ao fechamento de sexta-feira.
Durante as operações, o barril caiu a 109,58 dólares, mínimo desde meados de janeiro.
Após atingir um nível não registrado desde dezembro, os preços do petróleo fecharam pouco acima da barreira dos 90 dólares, em um dia instável.
"Isso mostra que o apoio do mercado" para se manter acima desta barreira é cada vez menor, afirmou Andy Lebow, de Jefferies Bache.
"A tendência é a venda e a queda. Não há nada para inverter esta tendência", destacou Dominick Chirichella, do Energy Managment Institute, citando o contexto econômico mundial de fragilidade, especialmente na China, após a publicação de dados decepcionantes da atividade.
Além disso, os operadores reagiram à suspensão das negociações no Congresso dos Estados Unidos entre democratas e republicanos, sobre os cortes do orçamento do atual ano fiscal em cerca de 85 bilhões de dólares.
Nesse contexto de temor sobre a força da demanda, os operadores permanecerão atentos ao desenrolar de uma semana com vários indicadores, principalmente os dados de emprego mensais nos Estados Unidos, explicou Bob Yawger, da Mizuho Securities.
Na Europa, os operadores estão à espera da reunião de Política Monetária do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira.