Brasília – A Petrobras anunciou novo aumento do diesel, que começa a vigorar hoje. Este é o segundo reajuste em 2013. O preço de venda nas refinarias vai subir em média 5%. Principal empresa brasileira no setor de petróleo, a estatal vem pressionando o governo para equiparar os preços aos cobrados no mercado internacional.
A defasagem em relação aos valores dos combustíveis no exterior chega a 24%, no caso do diesel, e a 13%, no da gasolina. Entre 2011 e 2012, a empresa já consumiu do seu caixa R$ 23 bilhões, na tentativa de segurar a cotação do produto no país. Com isso, acumulou sérios prejuízos e viu cair drasticamente a sua capacidade de investimento.
No fim de janeiro, em movimento amplamente aguardado pelo mercado, a Petrobras divulgou alta de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel. Desta vez, a gasolina não entrou nos cálculos, segundo analistas, porque é justamente esse combustível que tem mais impacto sobre o custo de vida. De acordo com a estatal brasileira, os preços do diesel, “sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”.