O Grupo LATAM Airlines anunciou nesta quinta-feira que deixará a Star Alliance durante o segundo trimestre de 2014, em data a ser comunicada ainda em 2013 e, selecionou a Oneworld para ser a aliança global de suas companhias. Com essa decisão, anunciada no encontro da oneworld em Hong Kong, a TAM Linhas Aéreas e a TAM Airlines (Paraguai) se juntarão à LAN Airlines e a outros 11 membros dessa aliança global.
De acordo com nota divulgada pela companhia, o Grupo LATAM Airlines ingressa na Oneworld, aliança com forte presença na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa – três dos destinos internacionais mais solicitados pelos passageiros do Grupo – e também na Ásia/Pacífico. "A Oneworld está presente em mais de 950 aeroportos, em quase 160 países, com mais de 13 mil decolagens diárias, transportando 480 milhões de passageiros por ano, com uma frota combinada de mais de 3,3 mil aviões e possibilitando o acesso a mais de 550 salas VIP nos cinco continentes. Assim, as companhias do Grupo LATAM Airlines seguirão levando a América do Sul ao mundo e trazendo o mundo para a América do Sul".
As companhias planejam entrar oficialmente na Oneworld assim que deixarem a Star Alliance. A partir daquele momento, os passageiros da TAM passarão a acumular e a resgatar pontos em qualquer companhia membro da Oneworld. Até lá, seus clientes continuarão utilizando os benefícios da Star Alliance normalmente. Em nota, a companhia informou que "Os passageiros frequentes do Programa TAM Fidelidade manterão, durante e depois do período de transição, seus pontos acumulados em voos realizados em empresas da Star Alliance e também sua categoria no programa de fidelização. LAN e TAM informarão seus passageiros oportunamente sobre qualquer mudança nesse processo", explica.
“Avaliamos todas as possibilidades e escolhemos a Oneworld, porque é a aliança que oferece os melhores benefícios, conexões e produtos aos nossos passageiros, bem como as maiores sinergias para o Grupo LATAM Airlines. Estamos muito satisfeitos com nossa decisão”, afirma Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.
“Com a entrada do Grupo LATAM na Oneworld, os passageiros que voarem conosco poderão programar suas viagens em toda a ampla rede de destinos da aliança, que possibilita conexões a partir de qualquer um dos 950 destinos operados pelas companhias membro, incluindo alguns tão exóticos ou distantes como Hong Kong, Kuala Lumpur, Moscou ou Melbourne.” Marco Antonio Bologna, presidente da TAM Linhas Aéreas e da TAM S.A., destaca que a TAM “está mudando para uma aliança em crescimento, que oferecerá as melhores opções de conexão de acordo com o perfil de nossos passageiros”.
O CEO da Oneworld, Bruce Ashby, destacou que “depois de uma avaliação das opções de alianças, o Grupo LATAM não só decidiu manter a LAN na Oneworld, mas também incluir a TAM, assim com as outras companhias do Grupo, como a LAN Colombia e a TAM Airlines, na aliança. Isso solidifica a duradoura posição de liderança da Oneworld na América Latina e oferece uma proposta ainda mais atraente para viajantes internacionais frequentes em todo o mundo. Estamos ansiosos por começar a trabalhar com o Grupo LATAM para garantir uma transição tranquila para a Oneworld.”
Atualmente, os membros da Oneworld são Airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN, Malaysia Airlines, Qantas, Royal Jordanian e S7 Airlines, além de outras 30 afiliadas. SriLankan Airlines e Qatar Airways estão em processo de entrada na aliança. Durante o encontro em Hong Kong, também foi anunciada a entrada da LAN Colômbia na Oneworld, que está prevista para ocorrer a partir do quarto trimestre de 2013. Nesta data, ela passará a fazer parte da aliança como membro afiliado, assim como LAN Argentina, a LAN Equador e a LAN Peru, além da oneworld incluir as operações da LAN no Chile, reafirmando os 13 anos de compromisso da LAN com a aliança.
Com a escolha, continua o processo para que o Grupo LATAM Airlines cumpra, dentro dos prazos estipulados, uma das medidas de mitigação impostas pelo Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC) e do Conselho de Defesa Econômica do Brasil (CADE) para a fusão de LAN e TAM.