(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo avalia como favorável dado industrial do IBGE

Produção industrial de janeiro mostra que economia já se encontra em fase de retomada das taxas de crescimento, diz integrante da equipe econômica


postado em 07/03/2013 16:27

O desempenho favorável da produção industrial em janeiro, divulgado hoje IBGE, animou o governo. Um dos destaques apontados pela equipe econômica foi o crescimento de 4,9% dos insumos típicos da construção civil, em relação a dezembro do ano passado, e de 1,7% em comparação ao mesmo mês de 2012. "Aqui estamos falando de um indicador importante da construção civil, que representa 45% da taxa de investimento. Estamos iniciando o ano muito bem", comentou um graduado integrante da equipe econômica.

Na sua avaliação, a produção industrial de janeiro mostra que a economia já se encontra em fase de retomada das taxas de crescimento e, mais importante, das taxas de investimento. Depois do ciclo de ajuste de estoques, os empresários começaram, no final de 2012, a retomar seus planos de investimentos, como pode ser observado pelos desembolsos dos programas de Sustentação do Investimento (PSI) e Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).

Segundo ele, os estoques estão em níveis adequados, as expectativas dos empresários seguem em alta e o nível de utilização da capacidade está também elevado. Um cenário, destacou, "bem diferente" do começo de 2012. "Ou seja, os resultados das políticas econômicas implementadas estão surtindo efeitos interessantes", disse. A autoridade prevê que o País terá um ciclo de crescimento sustentado, baseado no investimento e na manutenção do emprego.

"A produção industrial de bens de capital cresceu 8,2% em janeiro de 2013 em relação a dezembro de 2012 e 17,3% em relação a igual período de 2012. São os empresários comprando máquinas e equipamentos, que representa 55% da taxa de investimento", ressaltou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)