A economia da Itália teve contração de 0,9% em termos reais durante os três últimos meses de 2012, em relação aos três meses imediatamente anteriores, o que resultou em queda de 2,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em comparação com o quarto trimestre de 2011, informou o instituto nacional de estatísticas, Istat.
O recuo trimestral ficou em linha com a estimativa preliminar e com a previsão dos analistas, mas o dado anual foi revisado em baixa pelo Istat, que havia calculado contração de 2,7% inicialmente.
O consumo doméstico caiu 0,5% em base trimestral e 3,9% em base anual, com queda de 0,7% no consumo das famílias e aumento de 0 1% no consumo público na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
Grécia A contração do Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia no quarto trimestre do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2011, foi revisada para 5,7%, do cálculo de -6,0% anunciado anteriormente, de acordo com informações da agência nacional de estatísticas, a Elstat.
Os gastos com consumo no país caíram 9,0% na comparação anual, enquanto a formação de capital fixo bruta diminuiu 10,3%. A Elstat também informou que o déficit comercial grego recuou 17 5%, contribuindo positivamente para a revisão no PIB do país. As exportações caíram 4,8% e as importações declinaram 8,1%.
Portugal
O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal recuou 1,8% no quarto trimestre de 2012 em relação aos três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta segunda-feira no site do Instituto Nacional de Estatística (INE). Na comparação anual, o PIB português encolheu 3,8% entre outubro e dezembro, num ritmo mais forte do que a queda de 3,5% verificada no terceiro trimestre.
Em todo o ano de 2012, o PIB de Portugal perdeu 3,2% em volume, após a redução de 1,6% observada no ano anterior, informou o INE.