O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que as empresas de alimentos, da indústria e do atacado se comprometeram a repassar a redução de tributos federais da cesta básica, anunciada na última sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff, o mais depressa possível. "Para nós, é importante que as medidas cheguem logo às prateleiras para beneficiar a população", disse o ministro a jornalistas nesta segunda-feira, depois da reunião com os empresários.
Para Mantega, a desoneração beneficia todos os brasileiros, mas, principalmente, os de menor renda, que são os que gastam a parte maior dos rendimentos com alimentos. "A base da pirâmide social" resumiu.
"Foi uma reunião boa, importante. O setor todo gostou das medidas e se comprometeu a repassá-las", disse. De acordo com a agenda da Fazenda, a reunião contou com representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), da Associação Paulista de Supermercados (Apas), BR Foods, Pão de Açúcar, Wal-Mart, Carrefour, Cargill e Nestlé.