A desoneração da cesta básica ajudará o governo na luta que está "travando" contra a inflação. A afirmação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega. "A medida beneficia o consumidor, a família de baixa e média renda e também é uma luta contra a inflação, que o governo vem travando. Temos certeza de que (a inflação) vai permanecer sob controle", estimou o ministro em conversa com jornalistas nesta segunda-feira, referindo-se à medida anunciada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira.
O ministro mencionou cálculos de analistas sobre o impacto que a desoneração terá sobre a inflação, que deve ser de 0,2 a 0,6 ponto porcentual. "Não sabemos exatamente, só depois que o IPCA captar a redução", disse em referência ao índice oficial de inflação no país, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A rede varejista, segundo o ministro, precisará de alguns dias para implementar mudanças. "Alguns estão fazendo cálculos para ver qual o efeito total de cada produto. E se comprometeram a ser rápidos (no repasse)", afirmou. A medida, conforme Mantega, está afinada com a prioridade de reduzir tributos no País. "Esta é uma prioridade do governo e estaremos reduzindo de vários segmentos, tanto da produção quanto do consumo."
O ministro ressaltou que o governo tem privilegiado investimentos, financiamento e também o consumo da população. "Desta forma, estaremos cada vez mais liberando recursos para o consumidor ter mais alternativa. Se gastar menos com alimentos, pode gastar com outros produtos: ou mais alimentos ou bens duráveis."