Depois de fechar o primeiro trimestre de 2012 com prejuízo de R$ 10,3 milhões, o Banco Bonsucesso, especializado em crédito consignado e middle market, reagiu e encerrou o acumulado dos 12 meses do ano passado, quando completou 20 anos de mercado, com um lucro líquido da ordem de R$ 25,4 milhões. Já o patrimônio líquido chegou a R$ 379,4 milhões e a carteira de crédito total, R$ 3,3 bilhões. Os dados foram divulgados ontem.
“Em que pese o ambiente desafiador vivenciado pelos bancos médios, encerramos 2012 com resultados satisfatórios e estratégias bem delineadas. Foi mais um ano difícil vencido, em que conseguimos um bom desempenho e abrimos novas e promissoras frentes de negócios. As perspectivas são boas”, avaliou Paulo Henrique Pentagna Guimarães, presidente da instituição.
Em 2011, o lucro líquido havia sido de R$ 37,8 milhões e o patrimônio líquido, de R$ 381,3 milhões. Uma das estratégias do Bonsucesso, classificado entre os cinco bancos privados na concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, foi priorizar operações com maior rentabilidade e menor risco de inadimplência. A aposta possibilitou ao Bonsucesso fechar o exercício passado com mais de R$ 1 bilhão em originação de crédito consignado.
Esse tipo de operação compreende tanto as tradicionais quanto as de cartões e respondem por quase 20% do portfólio da instituição financeira. Incluindo-se os créditos cedidos com coobrigação e para FIDC’s, a carteira de crédito do Bonsucesso somou R$ 3,3 bilhões.
Entretanto, como divulgou o banco, “houve uma mudança significativa no perfil desta carteira, com crescimento de 53% da carteira própria (on balance), em contrapartida à redução das carteiras off balance, contemplando os efeitos da Resolução 3.533 do Conselho Monetário Nacional”. O volume na captação de recurso também foi alto: R$ 4 bilhões. O valor inclui as captações via FIDC’s, cessões de crédito, depósitos a prazo (R$ 1,5 bilhão) e captação externa (R$ 219 milhões).
Cartão pré-pago
Em 2012, o banco lançou novos produtos e serviços. Ontem, o próprio Bonsucesso fez questão de enfatizar o lançamento, no ano passado, do MEO cartão dinheiro, cartão pré-pago da bandeira Mastercard e que permite compras no Brasil e exterior. Uma das apostas foi a compra da plataforma de cartões multimoedas do Cruzeiro do Sul, o Star Cash, cujo produto foi arrematado, em leilão, em novembro, por R$ 1.520.000.
Na prática, o Star Cash é um cartão pré-pago em moeda internacional. Pode ser usado para saques e em compras nos estabelecimentos parceiros da rede Visa. Uma das vantagens desse serviço é a de o cliente não correr risco da variação cambial sobre os gastos no exterior, pois o câmbio é fechado na data do carregamento da moeda escolhida.
A estratégia de ampliar a carteira de cartões de crédito, porém, não foi seguida na atuação do middle market, embora essa seja uma das especialidades do Bonsucesso. O banco divulgou que a redução nesse nicho se deve em razão de a diretoria entender que o momento requer cautela. O Bonsucesso conta com 35 escritórios regionais e lojas próprias, além de uma rede com cerca de 780 conveniados.