A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o relatório conclusivo da inspeção para análise detalhada do suco AdeS na tarde desta sexta-feira. Em nota, o ógão divulgou os resultados da inspeção investigativa da unidade fabril da Unilever Brasil LTDA em Pouso Alegre, entre os dias 18 e 20 de março.
Segundo o comunicado, a equipe concluiu ter havido falha no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã - Lote AGB 25, realizado no equipamento TBA3G no dia 25 de fevereiro deste ano e com validade até 22 de dezembro de 2013.
De acordo com o relatório, o estoque do tanque que alimentava a linha de envase estava reduzido, o que caracteriza final de processo. No momento em que ocorria o processo automático de limpeza - CIP (Clean in Place) - o entanto o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase, fazendo com que a solução de Sódio a 2,5% fosse envasada em 96 unidades do suco sabor maçã, de 1,5 litros.
Como resultado, a inspeção sanitária concluiu que a linha TBA3G ficará paralisada até comprovação das seguintes determinações:
- Revisão completa de todos os equipamentos, sensores, software do
processo AdeS;
- Alteração do Plano Amostral - aumento do número de amostras coletadas durante o processo de envase;
- Alteração do Período de Retenção dos produtos acabados antes da liberação ao mercado;
- Revisão e implementação de procedimento de liberação da produção após o sistema de higienização -CIP - realizado pelos operadores, coordenadores com registro formalizado e assinado;
- Introdução de dossiê diário de liberação de qualidade -liberação formal com assinatura dos gerentes.