Pequim, 29 - O órgão administrador do Estado para a Indústria e Comércio na China disse ontem que vai aumentar a supervisão sobre as práticas da Apple em relação aos direitos do consumidor, no momento em que a mídia estatal continua a atacar a empresa por suas práticas após as vendas.
O órgão regulador disse que poderia apertar a supervisão sobre a Apple e outras empresas eletrônicas específicas. O comunicado foi feito no quarto dia em que o jornal estatal publica artigos criticando a política de garantias da empresa para seus iPhone e computadores.
O comunicado foi o primeiro sinal público do governo de que irá adotar ações concretas em respostas às reportagens publicadas pelo jornal, embora não tenha claro no comunicado como o aumento na supervisão vai ocorrer.
O regulador disse que deve adotar punições administrativas para alguns dos revendedores da Apple no passado devido a contratos considerados injustos, mas acrescentou que a Apple fez mudanças em seus contratos de garantia sobre a direção do regulador.
Nos últimos dias, a mídia chineses fez uma série de ataques contra a Apple, acusando a empresa de não cobrir os períodos de garantia e de adotar políticas de serviço ao consumidor para os consumidores chineses diferentes das praticadas pela empresa em outros países. As informações são da Dow Jones.