As vendas de produtos específicos da Páscoa em supermercados de Belo Horizonte tiveram aumento de cerca de 10% sobre o mesmo período de 2012, de acordo com levantamento da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresários do setor. O crescimento está acima do previsto no início do período, quando supermercadistas projetavam alta de 6% nas vendas.
O crescimento dos 10% vale para o segmento de chocolates, especialmente ovos de Páscoa, e para produtos de outras seções como pescados, azeites e bebidas, estes para serem consumidos especialmente no sábado.
A procura do consumidor pelos itens chamou a atenção pelos dias de compras. Enquanto a demanda foi maior por pescados e itens da cozinha na quinta e sexta-feira, os ovos de chocolate tiveram maior procura no sábado e no domingo.
O consumidor se preparou mais para o almoço de domingo, ou mesmo o churrasco do sábado com antecedência, mas na compra do ovo de Páscoa ele manteve o tradicional hábito de deixar para última hora.
Funcionamento
Na Sexta-Feira Santa, o setor supermercadista de Belo Horizonte pôde funcionar normalmente, mediante acordo por meio de convenção coletiva específica entre as entidades patronais e o sindicato dos trabalhadores do setor na capital. Algumas empresas, no entanto, preferiram fechar as lojas na sexta-feira e dar folga aos funcionários. Com isso, o sábado teve um movimento maior nessas lojas.