A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) manteve a previsão de alta de 3,5% a 4,5% nas vendas de automóveis em 2013 sobre 2012, para entre 3,93 milhões e 3,97 milhões de unidades. O presidente da associação e da Fiat Chrysler, Cledorvino Belini, admitiu que a estimativa não seria atingida se a alíquota diferenciada para Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) não fosse prorrogada até 31 dezembro, como anunciou o Ministério da Fazenda no sábado.
"Se alíquota de IPI não fosse mantida, dificilmente a meta seria atingida", disse o executivo, que revelou apostar em uma alta ainda maior nas vendas entre os representantes e analistas do setor. "Eu apostei em uma alta de 5%", completou Belini, no IV Fórum da Indústria Automobilística, em São Paulo.
Belini diz ter sido comunicado da medida do governo em reunião com o ministro da Fazenda Guido Mantega na quinta-feira passada. "A medida foi preventiva para evitar um aumento de estoques e havia indicativos de queda (nas vendas) à medida que o IPI é recomposto. A decisão dá ainda clareza ao setor e ao consumidor e deixa o mercado mais flat, sem variações nas vendas" completou.
O presidente da Anfavea, que será substituído no próximo dia 22 pelo diretor da General Motors Luiz Moan, afirmou que as vendas de veículos no primeiro trimestre de 2013 devem ser 2,1% superiores as de igual período de 2012 e 20% superiores as de fevereiro, mês de menor atividade e menos dias úteis. "Ainda estamos fechando os números, mas a produção também deve crescer", afirmou. A Anfavea divulgará o balanço de março e do primeiro trimestre na próxima quinta-feira (4).
De acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta segunda-feira, as vendas de automóveis e comerciais leves somaram 268.359 unidades em março, queda de 5,53% sobre igual mês do ano passado e alta de 20,62% em relação a fevereiro. No acumulado de 2013 até março, foram comercializadas 787.678 unidades, com alta de 1,96% sobre mesmo período de 2012.