Depois de reduzir as perdas durante a tarde desta segunda-feira, o Ibovespa voltou a perder fôlego e fechou em queda de 0,80%, a 55.902 pontos. O destaque ficou com as ações do setor siderúrgico: a Usiminas, que além de seguir a rival - cujo resultado veio melhor que o esperado -, é ajudada pela extensão da redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI), que fortalece a demanda por produtos siderúrgicos.
Os papéis da CSN tiveram excelente sessão, após divulgar seu resultado trimestral. Divulgado na noite de quinta-feira, antes do feriado de sexta, a companhia mostrou queda de 61% no lucro líquido do 4º trimestre na comparação com o mesmo período de 2011, indo para R$ 316,1 milhões.
O dólar encerrou praticamente estável frente ao real nesta segunda-feira, acomodado no patamar de 2,02 reais. Investidores evitaram realizar grandes apostas diante da vigilância do Banco Central, em um dia de volume reduzido devido ao feriado de Páscoa na Europa. A moeda norte-americana fechou com leve alta de 0,02%, cotada a R$ 2,0220 na venda. O giro financeiro na clearing da BM&F ficou em torno de 2,9 bilhões de dólares.
Com InfoMoney