A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, está estudando a possibilidade de revisar as metas de déficit orçamentário da França, Espanha e Portugal e tomará uma decisão sobre uma eventual prorrogação do prazo para os países cumpri-las em maio, quando novos dados estarão disponíveis, afirmou nesta terça-feira um porta-voz da comissão.
No caso da França, que pediu o relaxamento de sua meta em várias ocasiões, o porta-voz disse que a comissão vai analisar o déficit estrutural do país e os planos de Paris para novas medidas orçamentárias e reformas estruturais.
Se a França, que não deverá cumprir a meta de déficit fiscal de 3% de 2013, ganhar um ano adicional para melhorar as contas públicas, a comissão tem a expectativa de que a segunda maior economia da zona do euro reduza o déficit para algo "claramente abaixo" de 3% em 2014, comentou o porta-voz.
Embora a comissão também esteja examinando o caso da Espanha, não há negociações em andamento sobre o assunto com Madri, segundo o porta-voz. As informações são da Market News International.