Os governos locais na China têm dívida de mais de 20 trilhões de yuans, enquanto o débito do governo central está entre 7 e 8 trilhões de yuans, mas a situação é administrável, disse o ex-ministro das Finanças chinês Xiang Huaicheng neste sábado (US$ 1 é equivalente a 6,20600 yuans).
No Fórum para a Ásia de Boao, um encontro de empresários e políticos asiáticos, Xiang disse que as estimativas anteriores que apontavam dívidas dos governos locais em cerca de 11 trilhões de yuans subestimaram muito o valor devido. Ele não entrou em detalhes, mas parecia se referir a dados de 2011 do Escritório Nacional de Auditoria. A administração do país não publica informações regulares ou detalhadas sobre endividamento de gestões locais.
"A dívida de governos locais carece de transparência, mas a taxa geral de endividamento não é muito alta", afirmou. A relação entre o débito e o Produto Interno Bruto (PIB) chinês ficou em cerca de 40% no fim de 2012, praticamente inalterada ante o ano anterior, disse. A dívida dos governos locais se tornou uma fonte de preocupação na China, após uma onda de empréstimos contraídos para financiar um forte estímulo à infraestrutura na esteira da crise financeira global.