A Caixa Econômica Federal e representantes da indústria da construção vão tentar agilizar a solução de problemas em imóveis do programa Minha Casa Minha Vida. O banco estatal passará a encaminhar reclamações de moradores à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que irá enviar as solicitações às empresas responsáveis pelas obras, para que sejam respondidas "tempestivamente". O acordo entre a instituição financeira e o setor privado foi assinado nesta quarta-feira.
"O objetivo é aprimorar o relacionamento entre as empresas da construção e os clientes dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida", diz a Caixa, que já havia lançado no mês passado a estratégia "Caixa de Olho na Qualidade do Programa Minha Casa Minha Vida", que conta com o canal de comunicação 0800-721-6268.
O banco informou que também contará com o apoio da CBIC na produção de materiais de orientação para que os moradores possam cuidar melhor dos imóveis. "A parceria vai permitir aos moradores o acesso a informações qualificadas, que promovam a ocupação adequada e o bom uso dos imóveis, assegurando maior vida útil das moradias", diz a Caixa.
No mês passado, dois prédios do conjunto habitacional Zilda Arns II, que integram o programa, em Niterói, no Rio de Janeiro, tiveram que ser demolidos, antes de serem entregues, em razão de graves problemas estruturais e da presença de rachaduras.