A segunda melhor data de vendas para o varejo deve movimentar entre R$ 2,18 a R$ 2,22 bilhões no setor de comércio e serviços de Belo Horizonte, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). As vendas para o Dia das Mães, que perdem apenas para o Natal, devem ter um crescimento entre 4,5% a 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, o atual cenário econômico com mais empregos e rendimentos mostra-se favorável às vendas do comércio varejista. “O fator que tem o impacto mais perceptível é o mercado de trabalho, que vem apresentando taxas de desocupação historicamente baixas. Outro fator são os aumentos significativos do rendimento real dos ocupados”, afirma.
“Com mais pessoas empregadas e recebendo melhores salários, pode-se esperar um aumento na movimentação de consumidores no comércio”, completou. Falci explica também que o crédito tem um papel importante nesse cenário, já que se tornou mais barato e mais fácil de ser adquirido. “Assim torna-se mais fácil a aquisição de bens duráveis como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. De valor mais alto, podem ser adquiridos por meio de compras a prazo”, disse.
De acordo com Falci, a data comemorativa apresenta forte apelo emocional já que as pessoas têm o costume de presentear, mesmo que seja com lembrancinhas, o que aquece as vendas do comércio em geral. “Alguns setores podem se destacar em vendas, como produtos de utilidades para o lar, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, perfumaria, moda feminina, acessórios, calçados e livraria”, explicou. “Também podem incentivar as vendas, os kits montados pelas lojas, pois são estratégias que deverão ajudar, principalmente os homens, na escolha dos presentes”, acrescentou.