As vendas no varejo dos EUA caíram 0,4% em março ante fevereiro, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 418,28 bilhões, segundo informou nesta sexta-feira o Departamento do Comércio. Economistas consultados pela Dow Jones previam uma queda menor, de 0,1%. Na comparação anual, as vendas subiram 2,8% em março. O dado de vendas de fevereiro foi revisado para ganho de 1,0%, de um acréscimo anteriormente estimado em 1,1%.
Excluído o setor automotivo, as vendas no varejo também recuaram 0,4% em março, após avançarem 1,0% em fevereiro.
As vendas das varejistas são um importante componente dos gastos com consumo, que respondem por mais de dois terços da demanda na economia norte-americana.
O resultado de março foi principalmente influenciado pelas vendas em postos de combustíveis, que caíram 2,2%. Excluindo-se a gasolina, as vendas gerais tiveram queda de 0,2% no mês passado.
Por outro lado, as vendas foram maiores para restaurantes, varejo online e lojas de móveis em março. As informações são da Dow Jones.