A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) afirmou nesta sexta-feira que a aprovação da Medida Provisória MP 595/2012 vai instituir "mecanismos regulatórios essenciais para atrair investimentos novos visando à expansão e a modernização da infraestrutura portuária do Brasil no curto e médio prazo", destacou a entidade, em nota. A MP, que cria um novo marco regulatório para o setor portuário brasileiro, está em tramitação no Congresso.
Para Abdib, a MP dos Portos "precisa ser aprovada já", pois vai impulsionar a retomada da competitividade perdida nos últimos anos, por conta, principalmente, de problema de infraestrutura logística. A entidade reforça que o Brasil demanda urgentemente de avanços significativos na infraestrutura portuária.
A entidade ressalta ainda que caso se concretize mais investimentos "milhares novos postos de trabalho, abrangendo inúmeras profissões, devem ser criados em todo o mercado portuário".
O novo marco regulatório, na visão da Abdib, "está completamente interligado com os novos planos de concessão e parcerias público-privadas (PPP) para os setores de rodovias, ferrovias e aeroportos, de forma que, completados por uma infraestrutura portuária mais ampla, com maior capacidade e mais moderna, o Brasil seja capaz de competir com condições aprimoradas", diz a nota.