A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o compartilhamento de infraestrutura das operadoras de celular TIM e Oi para a oferta da tecnologia 4G na faixa de frequência de 2,5 giga-hertz.
A proposta prevê que cada prestadora será responsável pela implantação da infraestrutura em localidades específicas e cederá o uso dela à outra empresa que oferecer o serviço naquele local. Além do compartilhamento de postes e torres, que já vem sendo adotado no setor, as empresas pediram o aval da Anatel para compartilhar a infraestrutura ativa, como equipamentos de transmissão e estações radiobase.
O relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, disse que a medida não prejudica a competição do setor e que a diminuição de custos das empresas poderá beneficiar os consumidores. “Em um mercado bastante competitivo como o de telefonia móvel, qualquer redução de custos tende a ser repassada. Parece que a medida pode beneficiar os consumidores desse serviço que poderão contar com ofertas mais atraentes e serviços prestados com maior qualidade”, disse.